sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Algumas anotações sobre a revista-livro Guia da Mitologia Celta.

*A Irlanda foi o último local onde os Celtas chegaram, por volta de 1.000 a.C. e é onde se encontram mais preservadas as lendas deste povo.
*São Patrício, principal santo irlandês por catequizar a Irlanda, independente a Igreja Romana.
*São Brendan, santo explorador que PROVAVELMENTE chegou à América quase 500 anos antes de Cristóvão Colombo, em 535d.C. apenas para levar o evangelho ao desconhecido continente do oeste, sem nenhum tipo de ambição pela terra.
*Hy Brazil era uma lendária ilha movediça a oeste da Irlanda. Hy significa terra e Brazil vem do Celta Bress, que originou o verbo inglês Bless. Há quem acredite que o Brasil recebeu este nome por ser a terra mencionada na lenda irlandesa.
*A viagem de São Brandan não tem registro histórico comprovando a, mas ele só poderia ter descrito animais e plantas em seu livro, se realmente tivesse visitado a América.
*No século XIX historiadores irlandeses solicitaram o crédito do descobrimento da América a seu país, mas isso nunca foi levado a sério.
*Em 1976 o explorador inglês Tim Severin refez a viagem com o mesmo tipo de barco da época e acompanhando o guia escrito por São Brendan e realmente passou pelos pontos referenciais citados na obra e chegou de fato à América.

Nenhum comentário: