segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Pessoas. Hoje venho trazer algo que, para mim, tem sido muito útil.

Muitas pessoas não sabem mas existem formas de denunciar e-mails falsos que você recebe, como o exemplo mais comum, aquele e-mail do banco, seja Itaú, Santander, Banco Brasil, etc.

Atualize seus dados cadastrais acessando o link abaixo:
atualize itaú


Existe um Grupo no Brasil responsável por analisar e-mails falsos.

CERT.br

O CERT.br é o Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança para a Internet brasileira, mantido pelo NIC.br, do Comitê Gestor da Internet no Brasil. É responsável por tratar incidentes de segurança em computadores que envolvam redes conectadas à Internet brasileira.

Atua como um ponto central para notificações de incidentes de segurança no Brasil, provendo a coordenação e o apoio no processo de resposta a incidentes e, quando necessário, colocando as partes envolvidas em contato.

Além do processo de tratamento a incidentes em si, o CERT.br também atua através do trabalho de conscientização sobre os problemas de segurança, da análise de tendências e correlação entre eventos na Internet brasileira e do auxílio ao estabelecimento de novos CSIRTs no Brasil.

Estas atividades têm como objetivo estratégico aumentar os níveis de segurança e de capacidade de tratamento de incidentes das redes conectadas à Internet no Brasil.


O e-mail falso pode ser enviado ao cert.br pelo e-mail:
mail-abuse@cert.br

Ou ainda, você pode fazer a denúncia para o e-mail da Polícia Federal, é um e-mail próprio para encaminhar e-mails falsos de instituições renomadas como bancos e empresas:
crime.internet@dpf.gov.br

Eu sempre recebia um e-mail do endereço atendimento@santander.com.br.
Ele ia para a caixa de spans, mas mesmo assim eu ficava insatisfeita por não fazer nada, e pensava que seja lá quem tenha mandado estes e-mails todos deveria ser encontrado.

Então fiz essa pesquisa na internet e descobri esses e-mail para denunciar.
Encaminhei o e-mail do Santander. Eles não me responderam nem entraram em contato, porém simplesmente não recebi mais e-mail do 'Atendimento Santander'.

Não tenho certeza se foi eficaz, mas boto fé que sim.
Já enviei alguns e-mails falsos de: santander@atendimentocliente.com.br, solicito@itau-unibanco.com.br, sac@fininvest.com.br.

Mando estes e-mails porque realmente gostaria que eles fossem no mínimo excluídos.

Quem sabe se mais pessoas como eu se incomodarem além de um 'Marcar como Spam' não melhore a segurança na Internet.

Por hoje é isso. Fica a dica!

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